Consumo Sustentável
Estamos entrando na 2 Onda Verde, mas a final o que isso pode impactar nossas atividades?
A 1 onda verde ocorreu entre os anos de 2004 e 2008, onde todas as empresas realizaram alguma ação simpática com o verde, porem as ações pararam na beira da praia e a onda se foi.
Mas porque estaríamos entrando na 2 onda verde então?
Lembro como se fosse ontem o dia em que instalaram latas de lixo separadas na minha escola, de lá pra cá foram anos de adaptação a nova cultura sustentável, mas hoje alem de ter um cuidado super especial com a separação de lixo na minha residência, fico incomodado de ver quem ainda não separa o mesmo.
Sempre defendi que existem 3 tipos básicos de lixos, os secos, os orgânicos e os não sei.
Os que eu chamo de não sei, são aqueles que têm um que de seco, mas por estarem lambuzados de algum item orgânico ficamos em duvida do que fazer com ele. A resposta é simples, basta lavá-lo que ele vira seco.
Ao mesmo tempo em que a Geraçao X (nascidos entre 1960 e 1980) e os Boomers(nascidos entre 1940 e 1960) começam a ter esta preocupação ecológica, ela já é uma realidade total para os Millennials (nascidos entre 1980 e 2000) e afetara cada vez mais a decisão de compra deste consumidor no ponto de venda.
A preocupação em adquirir um produto de uma empresa que faça sua parte aumentara a competitividade no PDV, e não adianta criar um nome Eco qualquer coisa, sem mostrar de fato o ganho que o cliente terá em adquirir tal produto.
Surgem novas necessidades no ambiente domestico, por exemplo, lixos de banheiro.
Ate ontem eram 90% orgânicos e os 10% de seco que nele pudessem existir eram ignorados pelo usuário, ou seja, olhávamos para o lado e misturávamos embalagens de itens de banheiro com o lixo orgânico do mesmo.
Estou me referindo a embalagens, de shampoos, pasta de dente, fio dental, cotonnetes e etc..
.
A foto abaixo deixa evidente a necessidade de um novo produto para atender esta demanda, sim, estou falando de lixo separado para banheiros.
As necessidades podem ser percebidas através de tendências e as vezes resultam em um movimento de milhões de consumidores ao influenciados por este comportamento.
Abram o olho para esta 2 onda, o mar nunca esteve tão verde.
GS