quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Maquininhas de Vendas


Mobilidade 3 - Vending Machines!

Estamos de volta depois de um pequeno descanso, afinal todos merecemos ferias!

Fiquei em divida com as postagens da NRF, então estarei completando o conteúdo nos próximos dias.

Ainda sobre mobilidade, alguns cases me chamaram bastante atenção e acredito serem tendências fortíssimas para um futuro breve na vida dos consumidores.

As Vendings Machines são as tradicionais maquinas automáticas onde compramos produtos. Muitos de nos já adquiriram ao menos uma lata de refrigerante nelas, outros já compraram salgadinhos também.

Mas roupas? Cosméticos? Eletrônicos?

Porque não?

A venda de diversas linhas de produtos em maquinas automáticas ganha força e beneficia os dois lados.

Os varejistas podem estar em pontos de alto fluxo sem a necessidade de uma loja física e eventualmente realizarem testes de produtos com alto giro neste locais.

A Best Buy, gigante dos eletrônicos americana, já possui diversas lojas expressas localizadas em aeroportos, estações de trem e dentro de shoppings onde a loja não esta presente.
Cada local tem seu comportamento especifico. Imaginem a Best Buy Express de um aeroporto... Quais produtos ela deveria ofertar?
A reposta é simples: Itens que são repetidas vezes esquecidos por viajantes como carregadores de celular, fones de ouvido, pendrive, Ipods e etc...
Todos estes produtos são acessórios de viagens, mesmo sendo eletrônicos, e como a loja esta em um local de alto fluxo tende a facilitar o consumo dos esquecidos.





A Body Shop, tradicional loja de cosméticos também se faz presente nestes ambientes. Qual menina consegue viajar sem um creme de mãos na bolsa?



O fim das locadoras de video também é uma tendência real. Ou alugaremos filmes on line, o que já é possível no Itunes, Saraiva, Sonora... Ou utilizaremos as Vendings Machines como podemos ver.



Nesta linha logica todo e qualquer produto considerado básico pode ser comercializado nestas maquinas, em breve elas estarão por tudo.

A duvida é inevitável, como tanta tecnologia, as lojas físicas existirão em 2050?

GS