quinta-feira, 27 de maio de 2010

Comportamento do Consumidor

Tenho conversado muito com meus alunos sobre o comportamento do consumidor, afinal no momento que sabemos para quem vendemos passamos a ter uma informação e tanto nas mãos e ela pode nos trazer resultados melhores nas vendas.

O Consumidor não é um bicho de sete cabeças e nem rabugento como muitos o definem. Ele é apenas um cliente que esta pagando por um bem ou serviço e em troca exige respeito e um atendimento qualificado tanto na venda como no pós venda caso for necessário.

O melhor lugar para entender o cliente é no seu habitat natural, a loja. Nela podemos observar as reações e movimentos em cada setor, exposição ou arara.

Com estas informações poderemos pensar melhor em como arrumar a loja para este cliente, e acima de tudo quais produtos passaremos a ofertar uma vez que descobrimos nosso famoso Target.

O que a grande maioria dos lojistas e profissionais da área de serviços não enxergam, é que todos somos consumidores. Basta realizarmos uma auto-analise sobre o que buscamos nas lojas e como gostaríamos de ser atendidos que já estaremos na pele do consumidor.

Se passarmos a observar e descobrir os porquês de cada loja e produto, poderemos melhorar nossas atividades com naturalidade.

Observe seu Consumidor





O detalhe faz toda a diferença nas nossas vidas. Esta semana estive de papo com meu colega Dado Schneider e ele me contava que trabalhou como Vice Presidente de Detalhes.

Se pensarmos um pouco, veremos a importância deste cargo e o valor que damos aos pequenos detalhes de uma marca ou ação.

Conversamos durante a premiação do Top Of Mind 2010, onde o Grêmio ganhou novamente como a marca de time mais lembrada. Porem o conceito visual da premiação é vermelho, e ano após ano o Grêmio recebe um diploma vermelho.

Certamente este diploma vai para uma gaveta e não para a parede, pois não foi analisado o detalhe e as expectativas do “consumidor” que colocaria o diploma na parede, desde que fosse azul.

O mais legal dos detalhes é que cada consumidor do valor a aspectos diferentes, e por isso o profissional que cuida deste departamento deve estar atento a todos os detalhes que podem mexer e influenciar nossas cabeças.

GS

Um comentário:

  1. Gostei de sua postagem, "todos nós somos consumidores, inclusive os logistas e vendedores", e esse detalhe é de extrema importância.
    Boa semana.
    Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com

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