quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Fidelidade é Ouro


Recentemente escrevi um post sobre programas de milhagem. Expressei minha opinião sobre a dificuldade em conseguir marcar vôos utilizando as milhas acumuladas, e que quando conseguimos, ficamos reféns de vôos pinga pinga com durações infinitas.


A idéia hoje é entender os benéficos que um membro dos programas de milhas recebem, falando especialmente de Gol – Smiles e Tam – Fidelidade.


Devido a um volume grande de viagens que realizo e também ao fato de que possuir cartao de credito com a bandeira destes programas, acabei conquistando benefícios importantes, porem só consigo usar um deles.


O status Ouro ou Vermelho, permite ao usuário um check in exclusivo, prioridade da bagagem,  prioridade do embarque e acesso a salas Vip.


Acredito que estas quatro idéias simples foram muito bem pensadas, porem duas delas são extremamente falhas na operação e na falta de treinamento das equipes.


O check in exclusivo e as salas Vips funcionam muito bem nas duas companhias e deve ser elogiado.


Porem o embarque prioritário é ilusório assim com a bagagem.


Explico: Quando o microfone abre a funcionaria da companhia lê a tradicional frase:


... Daremos inicio ao embarque do Voo XXX, dando PRIORIDADE a passageiros idosos, acompanhados de crianças e membros do programa Smiles/Fidelidade Ouro/Vermelho...


Neste exato momento ocorre uma aglomeração de passageiros na porta de embarque, e estes não se enquadram em nenhuma das prioridades alegadas no discurso.


Os funcionários nada fazem e iniciam o embarque ignorando a frase que acabaram de ler.


Já as bagagens recebem um bonito tag de prioridade, o que significaria que ao desembarcarmos e fossemos de encontro as esteiras, estas deveriam ser as primeiras a saírem, e isso também não ocorre.



De 4 carrinhos lotados de bagagem, a minha estava no ultimo, e aguardei cerca de 25 minutos pela bagagem prioritária.


Os funcionários do embarque foram treinados pelas companhias e não poderia falhar. Porem os funcionários que carregam e descarregam as malas normalmente são da Infraero e possivelmente não sabem o significado dos programas de benéficos.


Os programas devem ser frutos de uma troca, quanto mais um viajo contigo mas benefícios eu tenho.


Ideia boa, execução ruim e quem paga o pato é o cliente.
GS

Nenhum comentário:

Postar um comentário