Big Show!!!!
Estive na NRF 2011, maior convenção nacional de varejo realizada em Nova Iorque neste inicio de janeiro.
Posso afirmar que a feira e as palestras abrangeram 3 principais temas.
O primeiro deles foi a Mobilidade, ou portabilidade, que explico a seguir.
Nos próximos dias estarei atualizando com tudo de bom que se viu por lá!
O primeiro deles foi a Mobilidade, ou portabilidade, que explico a seguir.
Nos próximos dias estarei atualizando com tudo de bom que se viu por lá!
1- Mobilidade
Dando sequencia ao conceito Multicanal, onde o cliente compra o que quer, como quiser e onde quiser, os smartphones ganham força. Hoje são cerca de 49% dos americanos usuários de celular inteligente, os famosos smartphones.
Os celulares em nossos bolsos representam uma espécie de GPS, ficando possível que o varejo nos localize e envie informações relevantes para cada usuário, desde que este queira recebe-las.
Para entender melhor vale dar o exemplo do Grupo Westfield, uma grande rede de Shopping centers com abrangência internacional. Estive no Garden State Plaza, uma das operações do grupo localizado em New Jersey, arredores de Manhattan.
Ao caminhar pelos corredores do Shopping, observei uma propaganda gigante fixada em uma de suas paredes, ela estimulava os usuários de Iphone a baixarem o aplicativo ou App do Shopping.
Como estava em frente a loja da Apple, com wifi liberado, resolvi testar a novidade, que pode ser baixada sem custo algum.
O aplicativo traz informações como: A lista das lojas existentes no shopping e sua localização, mapas, lista de compras ( possibilita que o usuário adicione itens a sua lista de diferentes lojas), informações e facilidades para quem frequenta o espaço com crianças, todas as informações do cinema, com filmes e horários, um espaço para dar feedback e opiniões e o mais interessante, informações de estacionamento com o botão: Onde estacionei? Permitindo que o usuário anote, ou grave com voz o exato lugar do seu carro.
Todas estas facilidades ajudam os clientes que frequentam o mall, mas e as lojas?
Existe uma opção de ofertas e promoções, onde o cliente pode ver e receber cupons de desconto das lojas e promoções especiais que estejam realizando.
A ideia é identificar o cliente próximo ao PDV e passar a ele a informação de forma exclusiva com seus interesses.
Mais do que a evolução do CRM é a retomada do Freguês, ou seja, tentamos hoje fazer o que o varejo criou na década de 40, uma relação estreita com cada consumidor, na época freguês, que entrava na loja. Era possível chama-lo pelo nome e saber todas as informações dele. Atualmente com milhões de fregueses, sem tecnologia direcionada, fica dificílimo mapear o comportamento de compra de cada um dos nossos clientes.
Amanha seguimos com mais novidades da feira.
GS
Nenhum comentário:
Postar um comentário