quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Compra bem informada

Na penúltima postagem, dividi com vocês, uma inovadora tecnologia apresentada em evento recente deste setor. A ferramenta chamada de Sexto Sentido traz uma idéia de como faremos nossas compras em um futuro bem próximo.

Quem não viu o vídeo, vale a pena.

http://www.ted.com/talks/pattie_maes_demos_the_sixth_sense.html

Embora pareça distante, este comportamento merece toda nossa atenção. Já mencionei em postagens mais antigas sobre a tendência do consumidor pesquisar antes de ir a loja comprar um produto e hoje tive a oportunidade de assistir uma pesquisa feita pela consultoria Gouveia de Souza que mostra que no Brasil 73% dos consumidores buscam informações sobre o produto antes de ir a loja. Na esfera mundial, este índice representa é de 52% e nos Estados unidos 39%.

Será o fim da compra por impulso?



Acredito que não, mas estamos entrando na era da compra por impulso com informação agregada, ou seja, mesmo quando compramos itens que não são essências para nossas vidas, estaremos comprando as opções de compra e decidindo o que levar e de que marca comprar somente após processar estas informações.

42% dos consumidores buscam informações sobre o produto dentro do ponto de venda através dos seus celulares e 39% comparam preços na frente do vendedor sem nenhum constrangimento.

Eu resolvo comprar uma geladeira. Se eu não faço parte dos 73% que já pesquisam antes de ir à loja, eu farei esta pesquisa na própria loja, acessando a internet através do meu celular.

A ferramenta apresentada pela Senhora Pattie Maes, que é pesquisadora do MediaLabs do MIT e que coloquei no link acima, confirma este comportamento.

Em breve, estaremos nas lojas, e simplesmente ao olharmos um produto, as informações sobre ele já aparecerão projetadas ao lado para ajudar-nos na decisão de compra.

No universo da linha branca e dos eletrônicos, aonde as commodities vem ganhando cada vez mais espaço, vendera mais quem informar mais sobre o produto e principalmente quem oferecer um serviço completo de instalação e adequação do produto na minha casa, porque televisão de LCD se compra em qualquer loja, mas aonde eu arrumo um instalador?

GS

Nenhum comentário:

Postar um comentário