Aproveito a contribuição e os comentários do Eduardo Celia realizados no ultimo post onde ao exibir as fotos de dois produtos similares, questionei qual dos dois era a melhor opção de compra. A percepção do Eduardo demonstra com clareza o comportamento do consumidor em frente a uma gandula onde duas grandes marcas utilizaram a mesma estratégia competitiva.
Eduardo disse:
"Campanhas iguais, marcas fortes. Acredito que o que decidirá é preferência pela marca. No caso da Maggi, ela deixa bem claro que é o caldo da galinha azul, talvez uma das campanhas mais lembradas há anos no que tange a caldos de galinha. A embalagem,embora muito semelhante de ambos, também é um diferencial, a Maggi explorou maior espaço para exposição da marca e símbolos, estando mais expostos do que o de seu concorrente. Qualquer milimetro quadrado faz a diferença em embalagens pequenas, ainda mais pelo fato de as duas estarem praticamente coladas uma na outra."
Enquanto consumidor, eu concordo 100% com Eduardo.
A embalagem da Maggi esta mais atrativa, ela realmente trabalha a referencia da cor azul que remete a campanha da galinha. Aposto que a geração de 75 a 85 lembra da magnífica campanha feita pela Maggi nos supermercados.
Era uma espécie de galinhometro, um jogo que ganhávamos uma galinha de brinde, esta da foto abaixo.
Túnel do tempo
Esta figura pode ser vista na embalagem ate hoje. Ela agrega valor e simpatia a marca. Acredito ainda, que a palavra Grátis utilizada de forma mais agressiva pela Maggi, chama mais atenção aos olhos.
Os tons vermelhos da Knorr se misturam com a cor do fundo da embalagem e perdem apelo direto.
Porem, para grande maioria dos consumidores, caldo de galinha é caldo de galinha, não importa muito a marca. Analisando este ponto de vista o preço acaba sendo determinante na opção de compra.
E agora? Alguma dúvida?
Produtos similares, grandes marcas, mesma promoção, porem a Maggi esta 50% mais barata que a Knorr.
Imaginem a pessoal da Knorr reunido, bolando esta ação. Certamente foi investido milhões de reais nesta estratégia e alem do maior concorrente ter algo similar, ainda a metade do preço.
Por isso que as ações de Trade Marketing devem envolver o processo estratégico de vendas de maneira completa, para assim evitar que na etapa final, no contato do cliente com PDV.
Fico aqui pensado qual estratégia poderia ser feita para vender caldo no ponto de venda.
Um mini livro de receitas? Uma cozinheira dando dicas ao vivo ou em um monitor LCD?
Como cliente, eu gostaria de uma embalagem MIX, com seis caldos, sendo um de cada sabor.
Por quê?
Sempre que eu preciso caldo para alguma receita eu utilizo um tablete. Volta e meia quando vou usá-lo de novo, já está vencido. Como utilizo diversos sabores, eu acabo ficando com varias caixinhas vencidas em casa. A ideia de uma caixa com seis sabores de caldo, no meu caso ajudaria.
Será que existem mais clientes que nem eu?
GS