Fica evidente necessidade da aproximação entre fabricantes e supermercados, e na realidade ela já existe e de maneira extremamente comercial.
Não é fácil entrar com seu produto em uma grande rede de supermercados. A tendência é que depois de muito esforço, o fabricante assine um contrato de fornecimento onde tenha que fornecer estoque com custos baixos para promoções de aniversario e datas comemorativas.
Também não é barato estar na gôndola de destaque, nas esquinas dos corredores, na altura dos olhos do consumidor.
Percebemos de forma indireta que a relação entre Supermercados e Fornecedores é um negocio a parte.
Mas e o consumidor final?
Tenho observado o surgimento dos clubes de relacionamento, sem dúvida uma grande estratégia.
A fonte de informação nessa modalidade é inesgotável. Em poucos meses de compra, é possível estabelecer uma curva de consumo de cada membro cadastrado. Quem consome mais laticínios, mais carnes, mais bebidas. A frequencia que ocorre este consumo, o ticket médio de compra...
É possível mapear com facilidade cada comportamento de um membro do clube.
Em um futuro próximo, quando entrarmos nos mercados ou passarmos pelas gôndolas, certamente receberemos mensagens no nosso celular.
Bom dia Gildo, aproveite que hoje estamos com a promoção X no departamento de bebidas....
Alem deste contato direto, existe a tendência do fim das promoções e o início do preço clube.
Os supermercados americanos já trabalham assim. A margarina custa 2,99, porem se você for do clube ela sai por 1,99. Resumindo, só terá benefícios promocionais quem for do Clube.
O impacto é bastante positivo.
Lembro-me que quando estive fora do Brasil por um tempo, eu era membro de um clube de um determinado supermercado. Na hora do caixa, a atendente passava o valor total da compra e perguntava se eu era membro do clube. Eu dizia que sim e dava meu cartão para ela. Quando este era bipado, o monitor que estava de frente para o cliente começava a realizar uma seria de subtrações e aparecia um novo total, em media 30% menor que o anterior.
Eu saia sempre com a sensação de economia.
Boas compras a todos!
GS
Nenhum comentário:
Postar um comentário