terça-feira, 3 de novembro de 2009

Supermercados - Primeira Parte

Esta semana, vou procurar trabalhar um canal de vendas que considero um prato cheio, eles são os Supermercados.


Neles encontramos uma diversidade absurda de produtos e tomamos nossas decisoes de compra em apenas 8 segundos, com carrinho em movimento e muitas vezes ja pensando no próximo item da lista.

Nesse ambiente extremamente competitivo surgem enormes possibilidades para o desenvolvimento do Trade Marketing.

Este conceito, relativamente novo no Brasil, visa estabelecer uma visão estratégica e promocional entre a indústria e o canal de venda, com objetivo de maximizar os resultados para o cliente final através de ações no ponto de venda.

Antes de abordar o lado estratégico de quem esta por trás das prateleiras e gôndolas, eu gostaria de passar a minha visão enquanto consumidor.

Ontem a noite fui fazer rancho, voltando do feriadão o máximo que tinha era água em casa.

Sou daqueles que gosta de ir ao super, sem pressa, num ritmo arrasta pé, observando e analisando todas as opções de compra.

O primeiro contato que temos com o supermercado é o estacionamento, quase sempre tumultuado, já faz parte do jogo, mas entendo que pode ser melhorado, principalmente na hora da saída, quando procuramos alguém, ou algum lugar para deixarmos o carrinho de compras.

O segundo contato é no carrinho. Infelizmente ainda existem supermercados que se encontra dificuldade para pegar um carrinho em dias mais movimentados. O carrinho é o início do processo de consumo, ele deve estar a disposição e em funcionamento perfeito. O que eu usei ontem estava com uma das rodinhas travadas, o que já atrapalha o processo de compras de forma relaxada e arrastando o pé, pois o carrinho passa a exigir atenção e força do "motorista" nas curvas.





Sem duvida alguma, percebi momentos que eu deveria estar olhando as gôndolas e produtos, mas estava preocupado e guiar meu carrinho travado.

Apos as compras chega a hora do caixa, onde ate hoje não entendo o porque de quem gasta pouco ter um checkout expresso e de quem faz grandes ranchos ter de ficar em filas.

Acredito que o cliente de grandes ranchos, com tíquetes médios mais elevados deva ter uma atenção diferente na hora do fechamento da venda.

Aparentemente é um processo de vendas simples, não é?

Absolutamente não, pois ainda nem entramos na parte de decisão de compra do cliente, de escolha do produto, de fidelidade a marcas.

Amanha entrarei um pouquinho na questão do Trade Marketing, e em algumas ideias de como buscar melhores resultados no ponto de venda.

GS

Nenhum comentário:

Postar um comentário