Quando pensamos em um novo produto ou na valorização de nossa marca, estamos trabalhando o conceito de Branding.
Nestes casos, o ideal, é fazermos uma avaliação das nossas estratégias de comunicação com olhos e cabeça de consumidores.
Exercícios e brain storms onde possamos pensar varias identidades de marca são muito bem vindos. Um exemplo clássico é pensarmos em animais. Se sua marca fosse um bicho, qual animal ela seria?
Uma serie de questionamentos neste sentido facilitam a estratégia de lançamento de um novo serviço ou produto e diminuem o risco dos resultados.
Façamos um exercício com a expressão de origem americana, Max.
Ela poderia ser ligada a qual significado?
A primeira associação que eu faço é de algo grande, volumoso, gigante, MAX!
Pois bem, há cerca de dois anos atrás a guerra das colas teve mais um capitulo.
Coca Cola Zero x Pepsi Max
Ambas representavam nova linha de refrigerantes com zero açúcar, porem apenas a Coca continua no mercado com sua Coca Zero.
Quais teriam sido os motivos pelos quais a Pepsi não teve exito com seu novo refrigerante?
Façam a associação desta imagem com alguns adjetivos.
Ela seria forte ou fraca? Pesada ou leve? Com açúcar ou sem açúcar?
Seu slogan era: Maximo sabor, zero açúcar. Mas será que a estratégia de lançamento do produto foi bem planejada? Será que a embalagem esta de acordo com a proposta de ser leve?
O conceito de mini latas tem aparecido com frequencia nas prateleiras. Na verdade são latas mais finas, com 273ml, no modelo dos clássicos energéticos.
Analisando dessa maneira, será que Pepsi Slim não seria um conceito mais interessante para a marca. Ela poderia ser a primeira lata fina, esguia, magra do mercado light!
Fiquei com essa pergunta na cabeça durante três anos, e hoje ao preparar um material focado em Branding, localizei na web o mais novo lançamento da Pepsi no mercado americano. Vejam a foto:
Comparando as duas imagens, qual delas nos remete a sensação de light?
GS
Pra começar a lata da Pepsi Max parece mais uma embalagem de salgadinho que vem com aqueles brindes tipo tatuagem e coisas do tipo. Muitos elementos para uma lata só e pouco foco no que realmente quer demonstrar, não é atoa que não deu certo no nosso mercado. A Pepsi Max já é bem antiga, lembro-me de ter adquirido uma no uruguay lá por 1995, que era destinada a diabéticos, não tinha o conceito de zero ou light... era só uma forma de alguém que não pode ingerir açucar poder tomar uma Pepsi. Agora, a Pepsi está de parabens pelo novo lançamento, ficou show a lata, bem clean e estilo slim, só resta saber em que formato vem para o brasil, visto que a logotipia está sempre mudando.
ResponderExcluirO mais sensacional é que hoje, a Pepsi trabalha com variaçao da logotia, uma versao para a normal, uma para a light e uma para max.
ResponderExcluirNo mercado americano a Pepsi Max esta posicionada 100% no mercado masculino, utilizando o slogan: a primeira bebida dietetica para homens!
Porem alem de light, ela vem com caafeina dobrada, dai o nome MAX.
Amanha sigo o post comentando a variaçao de Branding.
Abs