segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Supermercados - Quarta Parte

Pensar como consumidor, entrar na sua mente, entender seus desejos e necessidades, são chavões aparentemente simples, mas nem sempre levados em conta quando as estratégias de vendas são elaboradas. Principalmente em um ambiente onde cada prateleira tem seu valor, onde cada marca disputa cada centímetro disponível para aparecer mais que a outra e com isso sair da prateleira para o carrinho de compras do cliente final.


Como ser diferente?

As agencias tem suas formulas, ideias mirabolantemente criativas que encantam o consumidor no ponto de venda. Mas ha de se ter certeza de que a grande inovação esta sendo executada de acordo com o planejamento.

Estava pagando por alguns produtos quando me deparei com display da foto abaixo.



Será que o seu Mentos ficaria feliz com esta foto?




Imaginem quanto se investiu em Marketing para chegar neste expositor. Quantos iguais a este têm espalhados pelo Brasil, em cada caixa de cada supermercado que aderiu a ação de Trade.


Onde esta a falha?

Na operação, na ponta, no pelotão de frente.

Observem que nem a espera pelo preço, que deveria ser pintada para revelar o valor do Mentos foi tocada.

De nada adianta mega ações promocionais e a tentativa do estimulo emocional para compra na hora do caixa, se o expositor estiver vazio.

Quem deveria enchê-lo?

Talvez este pequeno detalhe não Fo pensado e nem planejado, prejudicando toda a ação.

GS

Um comentário:

  1. Detalhe é a Heineken que tava ali... Se tu for analisar, pode também ser erro da propria área de marketing da fabricante, ok que Fruit-Tella e Mentos são da mesma fabricante:Perfetti Van Melle. Talvez seja por esse motivo que o varejo acaba misturando produtos do mesmo fabricante em um expositor que remete somente a um dos produtos do mesmo. Realmente é o fim da varzea não utilizar de forma correta o expositor, ficou horrível aquele espaço de preços sem ter sido usado... Mas tem que analisar por outro lado também, Mentos e Fruit-Tella são bens de conveniência e "marcas" bem conhecidas, outro motivo que possa relaxar o varejo e fabricante para não ter um controle mais efetivo...

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