quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Supermercados - Segunda Parte

Todos temos nosso supermercado de preferência, de referencia, aquele que nos gabamos em dizer:


- Vou lá, porque sei onde esta tudo.

Naturalmente, estamos buscando praticidade e conveniência de encontrar os produtos que desejamos e quando criamos a referencia de "meu supermercado" fica tudo mais fácil.

Cresci indo ao super com minha mãe, sentado na cestinha do carrinho. Acredito que desde criança fui estabelecendo esta relação e acabei me tornando mais fiel a um estabelecimento, especificamente a uma filial.

Nesse aspecto, ações de marketing voltadas ao publico infantil podem ser uma boa, afinal, ali estão os futuros clientes.

Percebe-se que os produtos são cuidadosamente divididos, onde o FIFO é respeitado. Apenas para relembrar FIFO quer dizer first in first out, ou primeiro que entra primeiro que sai.

Isso quer dizer que sempre o produto que estiver na altura intermediaria, de fácil alcance das mãos, será mais antigo que o que estiver mais baixo ou ao fundo.

É fácil encontrar esta situação nos pães ensacados. Os mais novos estão sempre na altura do chão ou atrás dos menos novos.

Esta pratica é comum e necessária quando tratamos produtos com validade especifica e grandes estoques. Dificilmente encontraremos produtos vencidos, mas vale uma atenção especial as promoções, afinal o supermercado não deixa de ser uma loja de varejo, e também precisa desovar seus estoques perecíveis.

Imaginem uma loja de roupas em liquidação. Seu objetivo é desovar estoques antigos para dar espaço a nova coleção. O supermercado precisa fazer a mesma coisa.

Sou do tipo que vai a um super de duas a quatro vezes na semana, nem que seja para comprar pão e frios frescos, mas é obvio que devido aos estímulos e apelos promocionais a minha compra vai sempre alem.

Amanha vamos discutir o que faz o cliente escolher entre um produto ou outro. Para isso deixo aqui uma foto de dois produtos semelhantes, posicionados lado a lado na gôndola e com a mesma estratégia promocional.

Peço a quem ler que diga nos comentários qual deles levaria e por que. Isso nos ajudara na evolução do assunto.



Qual deles você compraria? Por quê?


2 comentários:

  1. Campanhas iguais, marcas fortes. Acredito que o que decidirá é preferência pela marca. No caso da Maggi, ela deixa bem claro que é o caldo da galinha azul, talvez uma das campanhas mais lembradas há anos no que tange a caldos de galinha. A embalagem,embora muito semelhante de ambos, também é um diferencial, a Maggi explorou maior espaço para exposição da marca e símbolos, estando mais expostos do que o de seu concorrente. Qualquer milimetro quadrado faz a diferença em embalagens pequenas, ainda mais pelo fato de as duas estarem praticamente coladas uma na outra. Gildo, também sou desses que vai ao supermercado 4x por semana, sem pressa, mesmo em horarios como 23hs, presto atenção em todas opções de compra, exposição de produtos, layout, tudo... além de que essa prática faz que tu vire um expert em elasticidade de preços e vai com prato cheio ao discutir com quem diz que é mais barato comprar no Nacional, Big, Carrefour do que no Zaffari. Tem que saber comprar e quando comprar, uma compra pode sair mais cara nesses "supers" que se dizem mais baratos... Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Eduardo,
    Grande visão e avaliação da tua parte, sem duvida a embalagem pequena exige total atençao ao layout.
    Fico me perguntando o que é mais apelativo:
    leve 6 pague 5
    ou
    Gratis um tablete.

    Amanha revelo a segunda foto desta gondola com a decisao final....
    Abs

    ResponderExcluir