quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Processo de Vendas, 2- Venda

Antes de entrarmos na fase da Demonstração do produto, vale pensar em um exemplo simples referente à Sondagem abordada no post anterior.

Aproveitando a figura gelada dos esquimós vamos exemplificar a venda de gelo.

Podemos pensar que gelo é gelo, mas não é. O vendedor usara a sondagem para descobrir a finalidade do uso final do gelo. Este uso deve determinar a quantidade e tipo do gelo necessário para o cliente final.

Eu posso estar procurando gelo para usar em um isopor e gelar bebidas. Neste caso o gelo não precisa ser filtrado. O tamanho do isopor e a duração do evento definirá quantos kilos de gelo serão necessários e ainda se o gelo será em barras, picado, ou em cubos.

Este mesmo raciocínio será usado caso o gelo necessário seja para usar em drinks, bebidas ou quem sabe peixes.

Fica claro que a Sondagem é essencial no Processo de vendas e com ela feita de maneira eficaz ficara mais fácil entrar para que o vendedor entre na Demonstração de maneira natural.

Mas afinal, o que é Demonstração?

É a hora de apresentar as características e benefícios do produto ou serviço, é a hora de atribuir valor a mercadoria vendida, é a hora de convencer com argumentos técnicos e verídicos de que determinado produto vale a pena.

Seguimos no gelo:

Partindo da ideia que temos quatro tipos de gelo: Filtrado em cubos, Não filtrado em cubos, Não filtrado triturado e Não filtrado em barras.

O filtrado em cubos é ideal para usar em drinks e bebidas, ele é maciço e isso faz com que seu processo de derretimento seja mais lento, durando mais.

O não filtrado em cubos é ideal para usar em isopores e champanheiras e também tem duração elevada por ser maciço.

O triturado é ideal para exposição de peixes e frutos do mar, ou ainda como base para um Buffet de saladas.

O em barras é ótimo para eventos que possuam geleiras grandes e necessitem maior tempo de duração.



Em apenas algumas palavras conseguimos diferenciar o gelo, e a quem diga que gelo é gelo.

Isso é a DEMOSNTRAÇÃO, etapa importantíssima de agregar valor ao produto!



Amanha seguimos no provador, quero ver como provar o gelo... :) :) :)



GS

Nenhum comentário:

Postar um comentário