Rogério Caldas, um dos melhores palestrantes motivacionais de vendas que eu ja assisti, tem uma frase bem humorada e emblemática que ele sugere que gerentes utilizem com suas equipes.
- Vocês têm 32 dentes na boca, e eu não consigo enxergar nenhum!
O sorriso juntamente com a simpatia são essenciais no processo de vendas, volto a reforçar que não adianta ter sorriso bonito e ser cativante para se tornar um excelente vendedor, mas que ajuda e muito no processo de vendas é fato.
Um sorriso muitas vezes desarma um cliente fechado, abre caminho para o desenvolvimento da sondagem no atendimento. Deixa o cliente sem alternativa e ele acaba devolvendo a simpatia do vendedor, tornado o atendimento mais fácil e leve.
Ha dias que no caminho do escritório venho percebendo uma menina diferenciada na sinaleira. Hora encontro ela na esquina da Dr. Timóteo com Cristovão Colombo, hora na esquina da Benjamin também com a Cristovão.
Essa menina nem é tão menina assim, deve ter seus 30 anos. Negra com pele bonita e traços marcantes ela tem a difícil tarefa de distribuir Flyers de propaganda da Golden Cross na sinaleira. Eu devo ter uns 6 ou 7 acumulados no meu carro, porque ela não da a chance dos clientes não pegarem tal folheto.
Com uma simpatia absurda e mostrando os 32 dentes da boca ela da um sonoro bom dia ou boa tarde e "obriga" os motoristas e pegarem o flyer.
Ainda ontem fiquei observando pelo retrovisor o desempenho dela com os veículos atrás do meu. Confirmei a percepção do diferencial que ela tem. Todos os carros que ela abordou pegaram o flyer.
O mais interessante é que atrás dela estão sempre mais duas ou três meninas tentando distribuir sua propaganda e sendo constantemente negadas pelos motoristas que no seu silencio balançando a cabeça passam a mensagem de que da "vendedora" simpática e sorridente eu aceito o flyer, mas das desmotivadas que vem atrás não.
Vale muito o diferencial dos 32 dentes e devemos sempre nos questionar se nossas equipes de vendas estão mostrando seus sorrisos
GS
Faço a mesma rota todos os dias e realmente essa menina sempre consegue entregar o flyer.. acho que ela está no emprego errado..
ResponderExcluir