terça-feira, 13 de outubro de 2009

Processo de Vendas, 1- Pré Venda

Embora eu já tenha mencionado em posts anteriores, acredito ser importante aprofundarmos o conceito de Processos de vendas.


Sabemos que processo é uma sequencia de passos, tarefas ou atividades.

Eles estão presentes em diversas atividades do nosso dia a dia e muitas vezes os realizamos sem mesmo nos darmos por conta.

Quando seguimos uma receita para elaborar um prato, estamos realizando um processo. Quando pagamos nossas contas online realizamos um processo de pagamento.

Com a venda não é diferentemente, precisamos estar atentos a uma sequencia de passos que podem maximizar nossos resultados.

Basicamente a venda se divide em 3 etapas: Pré venda, Venda e Pós Venda.






Hoje vamos trabalhar a etapa da Pré Venda.

Como o próprio nome sugere, nesta etapa ocorre uma preparação para a venda. É fundamental entendermos para quem estamos vendendo nosso produto ou serviço.

Quem são os potenciais compradores? Onde estão situados? Qual sua cobertura de marcado?

Estas são apenas exemplos de respostas que devemos buscar na Pré Venda. Nesta etapa é fundamental que possamos sair do papel de vendedores e entrar na cabeça dos compradores, entender quais são suas reais necessidade e quais fatores possam ser determinantes na sua decisão de compra.

Já atendi uma serie de vendedores que a primeira pergunta que me fazem é quantas filiais a empresa que trabalho tem. Ora, estas informações estão sobrando na web e o mínimo que esperamos ao sermos atendidos é que os vendedores conheçam nosso negocio e esteja bem informado do nosso mercado de atuação.

Sendo assim, podemos definir a Pré venda como um momento de profundo estudo do nosso cliente e buscar todas as informações disponíveis que futuramente contribuirão para o processo de vendas.

Nesta etapa também listamos as possibilidades de vendas, que chamamos de Prospecção de clientes.

Se focarmos os olhos no varejo, a fase da Pré venda atinge a arrumação da loja, exibição dos produtos, estratégias competitivas que gerem a percepção positiva por parte do cliente e que influenciem sua decisão de compra. Este processo ainda que iniciante do Brasil chama-se Trade Marketing e futuramente falaremos mais sobre este assunto.

Amanha seguiremos o Processo de vendas abordando a Venda em si.

GS

2 comentários:

  1. Estás utilizando como base os conceitos do Vendas B2B do Renato Romeo? Ele defende bastante a questão da venda ser considerada um processo. Ele está com blog também: http://vendasb2b.blogspot.com/

    Grande abraço!!!
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  2. Ele realmente explica bem a ideia de processo. Parece ser obvio, mas nao funciona assim na vida real.
    Realmente o livro dele é muito bom e vale a leitura!
    Abs

    ResponderExcluir