quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Heineken ou Stella?

Ontem à noite, na companhia de mais dois casais de amigos, visitamos uma pizzaria em uma badalada Rua de Porto Alegre.


Antes de nos dirigirmos ao local, um dos meus amigos ligou para o restaurante a fim de uma informação. Ele buscava descobrir se o local trabalhava com a marca de cerveja Heineken, da qual ele é grande admirador.

A resposta recebida ao telefone informava que o estabelecimento trabalhava somente com produtos Ambev.

Todos sabem o que é Ambev?

A AmBev - Companhia de Bebidas das Américas, é a maior distribuidora de bebidas da America latina, com mais de 2 milhões de pontos de vendas espalhados e representante das marcas da figura abaixo, ou seja, de quase tudo que existe de cerveja por ai...




Porem, nem todos os consumidores têm noção do que é a Ambev representa muito menos as marcas que ela possui. Mais do que isso, de que adianta estar presente em milhões de estabelecimentos e não passar de forma clara e objetiva qual das marcas do grupo teria equivalência de mercado com as demais concorrentes. Assim como Coca e Pepsi são similares, Heineken e Stella Artois também são.

Por muito pouco nos não trocamos de restaurante pelo fato dele não trabalhar com Heineken. Um de nos optou em não beber cerveja uma vez que não havia nada similar ao seu gosto no restaurante.

Optamos em acertar a conta diretamente no caixa e lá eu fui questionado se tinha ocorrido tudo bem com nossa janta. Eu disse que sim e lamentei pelo fato de não ter a cerveja preferida do grupo. Neste momento o atendente questionou se nos éramos os clientes que haviam ligado perguntando da Heineken e nos respondemos que sim.

Enquanto ele argumentava os motivos $$$$ do restaurante trabalhar somente com Ambev.

Neste momento, para surpresa geral do grupo, o garçom que estava no bar, retirou da geladeira uma Stella Artois e disse: Esta aqui é parecida com a Heineken!

Não podíamos acreditar que somente no momento que estávamos indo embora esta informação nos foi dada. Um de nos não bebeu, e certamente se soubéssemos que o estabelecimento tinha Stella, teríamos consumido mais.

A desinformação da equipe e a falta de uma propaganda das marcas de cerveja que ali tinham resultaram na perda de venda do restaurante.

Quantas Stellas eles deixam de vender pela falta da informação correta?

GS

Nenhum comentário:

Postar um comentário