Montar uma equipe de vendas comprometida não é tarefa fácil. Lidar com pessoas, vaidades, expectativas e sentimentos exige um esforço e dedicação exclusiva para tal tarefa.
Uma vez ouvi em uma palestra uma frase taxativa:
Não gosta de gente, vai trabalhar com vacas no campo!
Apesar da força da expressão, sou obrigado a concordar com ela.
No varejo, não existe resultado sem uma equipe qualificada e comprometida, e, naturalmente isso tem seu preço. Porem, ao abrir uma loja, o ultimo item a ser considerado pela maioria é a equipe de vendas.
Na verdade, deveria ser o primeiro, afinal, sem pelotão de frente treinado não se ganha guerra alguma, e posso afirmar que o varejo é uma guerra, e das boas!
Dependendo do shopping ou comercio de rua escolhido, não estaremos simplesmente concorrendo com Gerente da loja vizinha, quem estará ali é o Dono, com a barriga atrás do balcão. Dono bom não perde venda. Faz de tudo pra atender as necessidades dos seus clientes e não os perdes para a porta ao lado.
Em redes um pouco maiores, onde o Dono não se multiplica a fim de estar em todas as filias ao mesmo tempo, é necessário ter ótimos Gerentes, pessoal capazes de treinar, motivar e extrair resultados de suas equipes.
Um bom Gerente não pode desistir de recomeçar, de tentar de novo, de lutar ate encontrar uma equipe ideal. O contrato de experiência dos vendedores serve para avaliarmos neste período quem é bom e quem não é, e certamente quem não mostrar evolução em 90 dias não deve ser efetivado. O que ocorre muitas vezes é que na preguiça de recontratar uma nova equipe, o Gerente delega a decisão de permanecia do vendedor médio para o RH da empresa, tirando de si a responsabilidade futura caso este não de certo.
Treinar, treinar e treinar, repetir, repetir e repetir... Esta é a chave da primeira das inúmeras portas de resultados positivos em uma operação de varejo.
GS
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